29.12.01

Gênero: Aventura/ Fantasia
Título: O Senhor dos Anéis
Título original: The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring
Diretor: Peter Jackson
Ano: 2001
País de origem: Nova Zelândia/ Estados Unidos
Duração: 178 min
Língua: Inglês
Elenco: Cate Blanchett, Elijah Wood, Ian McKellen, Viggo Mortensen, Sean Astin, Liv Tyler, John Rhys-Davies, Billy Boyd

Uma fábula para iniciados ou simpatizantes

Em 1954, o escritor inglês J.R.R. Tolkien publicou "A Sociedade do Anel", o primeiro de três volumes do épico "O Senhor dos Anéis". O livro fez sucesso, conquistou milhares de leitores e emocionou gerações, encantadas pelo fantástico mundo imaginado por Tolkien. Agora, parte das mil páginas dessa envolvente história toma forma na telona, num projeto que custou quase US$ 290 milhões, o mais ambicioso de Hollywood nos últimos tempos.

O primeiro filme da trilogia - dirigido pelo neozelandês Peter Jackson - conta o início da luta entre o bem e o mal na tentativa de destruir o "Um Anel", criado pelo rei de Mordor, o malvado e ambicioso Sauron (Sala Baker). Afinal, quem tiver o mágico anel em mãos poderá escravizar todos os povos do mundo. Ou melhor, da Terra Média, lugar onde vivem os graciosos hobbits (seres parecidos com humanos, porém menores em estatura e que pregam a paz e a bondade) e outras criaturas de poderes mágicos, os elfos e os orcs.

Depois da derrota de Sauron por um humano, o Um Anel fica perdido no tempo. Até ser encontrado pelo hobbit Bilbo Baggins (Ian Holm), que em seu 111º aniversário (detalhe: ele é incrivelmente jovem para a idade que tem) dá o objeto de presente a seu sobrinho Frodo (Elijah Wood). O jovem se une a uma "sociedade", formada por humanos, anões e elfos. Eles tentam chegar até onde o anel foi concebido para poder destruí-lo e evitar, assim, que o mal prevaleça.

Quem se amarra em cenas de batalhas, pântanos escuros habitados por seres estranhos, cenas de perseguições em cavalos e belas mocinhas (interpretadas por Cate Blanchett e Liv Tyler) vai pregar os olhos numa aventura de quase três horas de duração. "O Senhor dos Anéis" não tem propriamente um final, porque a saga continua. A única dúvida dos aprofundados na obra de Tolkien é se o público manterá o interesse pela trama, já que a segunda parte está prevista para estrear só em dezembro de 2002.

Nenhum comentário: