23.3.02

ESPECIAL DROGAS

@ Ecstasy

Desde a Loop Rave, senti que deveria informar melhor as pessoas que ingeriram drogas quimicas na festa, sem conhecimento mais aprofundado sobre elas.
Essa semana, falarei sobre o Ecstasy, mais conhecido como XTC.
Sua composicao e' 3,4-metilenedioximetanfetamina (3,4-MDMA), ou seja, e' uma anfetamina, caracterizando-se por efeitos psicologicos (ligadeira, receptividade com as pessoas, felicidade) em geral, e nao sensoriais (como as viagens do acido).
O XTC real e' composto de MDMA, porem, aqui no RS, nem todos sao MDMA. Uma boa parte das pilulas vendidas como XTC, sao na realidade PMA, o qual tem efeitos bem parecidos, com a excecao demorar mais a iniciar seus e feitos e de leves alucinacoes (o XTC, como anfetamina, *NAO* provoca alucinacoes sensoriais) mas e' mais barato e facil de produzir e causa *MUITOS* danos no cerebro e no sistema vascular.
Se voce tomou alguma pilula que alem de "ligar" causou viagem, e foi vendida como XTC, *NUNCA* mais compre daquele drug dealer. A dose *LETAL* do PMA e' de apenas uma pilula, dependendo da concentracao da substancia e do peso da pessoa.
O XTC leva entre 20 a 40 minutos para iniciar seus efeitos (o PMA leva mais), que duram em media 6 horas, e sua dose habitual e' entre 100 a 125mg por pilula (uma dose acima de 50mg de PMA ja' pode causar efeito letal).
Quando comeca seu efeito, o MDMA basicamente libera serotonina armazenada em vesiculas nos terminais dos axonios. Ele libera tambem dopamina e norepinefrina. A serotonina liberada e' recebida pelo receptor de serotonina do dentrite do proximo neuronio, causando a sensacao de euforia, felicidade e bem-estar.
Apos liberar a serotonina, e esta ser usada pelo receptor no dentrite, ela e' jogada de volta em sua vesicula, por "transportadores de volta" (eles funcionam apenas em uma via, pegando substancias de fora do neuronio e jogando de volta a ele). E assim segue-se o ciclo de uso da serotonina.
Cerca de 3 horas depois do inicio dos efeitos da droga, uma substancia chamada MAO (oxido monoaminico) "quebra" a serotonina (ela e' uma monoamina), reduzindo a quantidade de serotonina a ser liberada. E' quando a droga comeca a perder o seu efeito.
Algumas pessoas pensam em tomar mais uma pilula de XTC para sair deste "inicio de depressao", o que nao melhora sua condicao, pois toda serotonina ja' foi usada, e leve em media 2 semanas para voltar aos seus niveis normais no organismo(uma dieta rica em proteinas acelera este periodo). Este e' o periodo marcado por depressao, ja' que os niveis de serotonina no cerebro sao baixos. Tomar XTC durante esse periodo de "reabastecimento" so' vai baixar mais ainda os niveis de serotonina no cerebro.
Vale lembrar que e' altamente perigoso tomar XTC quando se esta' fazendo um tratamento com inibidores de MAO (entre os mais conhecidos: Nardil, Parnate and Marplan), pois o resultado pode ser *LETAL*. Porem, nao ha' risco de morte quando se esta' fazendo um tratamento com SSRI's (entre os mais conhecidos: Prozac, Paxil and Zoloft), porem eles podem influir no efeito da droga.
Apos aproximadamente cerca de 6 horas apos tomar a pilula, praticamente nao ha' mais serotonina no cerebro. E e' nesta hora que ocorre a neurotoxologia do MDMA. Com os "transportadores de volta" livres, sem transportar serotonina, a dopamina e' transportada por eles, e "quebrada" pelo MAO, resultando em peroxido de hidrogenio (sim, o mesmo que usam em descolorimento de cabelo). O resultado e' a oxidacao do axonio, e consequentemente a sua degeneracao.
Porem, estudos mostram que a ingestao de um SSRI em especial, o Prozac, evita esta oxidacao. O Prozac tem afinidade com os "transportadores de volta", e ocupa-os durante o periodo de neurotoxologia do MDMA (entre 6 e 24hs depois da ingestao da pilula - o Prozac e' uma droga de longa duracao, lembre-se), impedindo que a dopamina volte ao axonio e seja "quebrada" pelo MAO.
Ultima observacao: alcool + MDMA desidratam brutalmente o corpo; beba agua, mas nao muita (agua em excesso pode colapsar o corpo), 600ml/hora e' a dose recomendada.
E convido todos os produtores/promoters de vesta a visitarem a pagina http://www.dancesafe.org/safesettings.html. Adiram a campanha, e' pelo bem do SEU publico.

Referencias:
http://www.dancesafe.org/ecstasy.html
http://www.dancesafe.org/pma_faq.html
http://www.dancesafe.org/slideshow/index.html
http://www.dancesafe.org/neurotoxicity.html
http://www.dancesafe.org/safesettings.html

LK

Nenhum comentário: